Alt Da Imagem

Sousplat: por que tantos decoradores erram no uso desse item?

Post: Sousplat: por que tantos decoradores erram no uso desse item? no blog do LemonDrop Buffet.

Sousplat: por que tantos decoradores erram no uso desse item?

Numa festa de casamento, a decoração das mesas faz parte do cenário do evento e sua composição é fundamental para criar um ambiente elegante e bonito.
Assim, os itens que serão escolhidos devem combinar com o estilo da festa e, principalmente, com o serviço a ser oferecido aos convidados.
O sousplat é uma dessas peças decorativas das mesas que se tornou bastante popular nos casamentos. Encontrado em cores e materiais variados, também são peças funcionais, pois ajudam a manter a mesa limpa, protegendo a toalha de eventuais respingos, e também auxiliam a marcação dos lugares dos convidados num jantar formal.
O problema é que muitas vezes o sousplat é empregado sem respeitar as regras de etiqueta, ou seja, sem estar de acordo com o conjunto de normas estabelecidas por consultores e especialistas da área. Vamos entender melhor: sousplat é uma palavra francesa composta, ou seja, formada pela união de dois radicais: sous, que significa sob e plat que significa prato.

Na tradução literal, seria “sob o prato” ou “abaixo do prato” e se pronuncia “suplá”. Historicamente, há registros do uso de peças abaixo dos pratos em diversas culturas antigas, mas foi a partir dos meados do século XIX, na França, que ele começou a ser utilizado em jantares clássicos, popularizando-se mundo afora somente nos anos noventa. Eles têm o diâmetro um pouco maior que os pratos grandes justamente para dar um efeito decorativo à mesa.


Etiqueta

Segundo as regras de etiqueta, o sousplat deve ser usado apenas em refeições completas, que incluem entrada, prato principal e sobremesa. Porém, os pratos de sobremesa não devem ser colocados sobre ele. Nessa hora, eles devem ser retirados da mesa. Também não se assentam talheres no sousplat, esses itens devem ficar ao lado – sobre a toalha da mesa, por exemplo, se estiver usando uma. Portanto, se o serviço oferecido num casamento for um coquetel finger food, não há razão para utilizar sousplat.
Lembrando que, num serviço finger food, os garçons servem as receitas já em pequeninas porcelanas e os convidados circulam pela festa sem lugares demarcados, justamente para tornar esse tipo de evento mais descontraído e informal. Ao utilizar sousplat num coquetel ainda há risco de confundir o convidado, pois ele pode
ficar aguardando que, em algum momento do evento, ainda seja oferecido um jantar tradicional. Um mico total no casamento!


Criatividade

Apesar das regras de etiqueta sofrerem alterações e se modernizarem com o tempo (assunto que será tratado aqui em outro artigo), utilizar uma peça que destoe totalmente de sua função não é questão de atualização, mas de deselegância. Todavia, as mesas num casamento nesse estilo informal não precisam ficar desguarnecidas. Basta abusar da criatividade e escolher arranjos de flores, toalhas de renda, velas e, quem sabe, caminhos de mesa bem trabalhados.

Precisa de ajuda? Fale conosco.