INSPIRAÇÃO NO MAR E TALENTO À MESA
A JORNALISTA ERIKA REGINA CORRÊA DEIXOU PARA TRÁS
A AGITADA CAPITAL PAULISTA PARA SE DEDICAR AOS EVENTOS PÉ NA AREIA
Desde 2017, Erika trocou São Paulo por Ubatuba, cidade do coração, que frequentava desde menina e onde se apaixonou pelo surf, hobby que pratica até hoje. À beira do mar, também veio uma nova profissão: ela é chef-fundadora do LemonDrop Buffet.
Nascida numa família ítalo-lusitana habituada a se reunir ao redor da mesa e a apreciar a boa culinária, o interesse por gastronomia surgiu cedo. Como jornalista, Erika editou o suplemento “Vogue Cozinha” nos anos de 1990, quando aprendeu muito sobre a haute cuisine (alta gastronomia) e entrevistou diversos chefs renomados, como Luciano Boseggia, na época à frente do Fasano; Emmanuel Bassoleil, no Roanne; Massimo Barletti, do L’Hotel; Ednaldo Barreto Reis, do Cadoro e Sergio Arno, do La Vecchia Cucina, entre outros.
“Além de entrevistá-los, eu aprendia receitas e ainda fazia degustação dos pratos. Para mim, que sou boa de garfo, era um paraíso”, brinca.
Ainda como repórter viajou mundo afora, conhecendo diversas culinárias e até hoje faz pesquisas em cozinhas e mercados internacionais.
Com uma postura sustentável desde o início, o nome do buffet é inspirado em três pontos: lemondrop é o nome de um pimenta peruana, muito usada nas receitas; também é o apelido de um drink que está no cardápio do bar e “drop”, significa a primeira manobra que um surfista faz na onda, o movimento de descida. Afinal, o buffet está situado na capital do surf do Brasil.
Com o sucesso do buffet e a realização de diversos eventos no litoral norte paulista durante esses anos, Erika participou ativamente da formação da Associação de Casamentos na Praia de Ubatuba (Ubapracasar), entidade que reúne fornecedores de casamento da cidade e na qual ocupa o cargo de diretora de imprensa. Ela também é titular da cadeira de atrativos turísticos no Conselho Municipal de Turismo de Ubatuba (Setur).
“Os casamentos na praia são parte das atividades turísticas de uma cidade: atraem pessoas à região, movimentam hotéis, pousadas, restaurantes e geram empregos. Por isso, também precisam de planejamento, apoio logístico para que cresçam de forma sustentável e impactem positivamente a economia”, ressalta Erika.
HOMENAGEM AO SURF
Os pratos são batizados com os nomes das melhores praias de surf do mundo,
como a receita Pipeline,
feita com camarão rosa da pesca artesanal de ubatuba e delicioso
molho havaiano – com incrível redução do abacaxi, açúcar mascavo,
molho de soja e gengibre.
SUSTENTABILIDADE –
COMPROMISSO COM A PRESERVAÇÃO DA NATUREZA
Acreditamos em um mundo sustentável. Por isso, nossa maneira de empreender respeita o meio ambiente em todas as etapas de produção: dos fornecedores ao preparo das receitas, da apresentação dos pratos ao trabalho de montagem.
Os serviços contratados priorizam cooperativas, comunidade caiçaras e quilombolas, visando estimular a educação e o desenvolvimento socioambiental da nossa cidade.
Trabalhamos com produtos orgânicos, livres de agrotóxicos
e não utilizamos temperos industrializados.
Nossos frutos do mar e peixes são frescos oriundos
da pesca artesanal (não predatória) de Ubatuba
Utilizamos recursos recicláveis e renováveis
em toda a estrutura da sua festa,
provando que é possível criar ambientes harmoniosos e elegantes
com materiais naturais.